20/02/2013

ATRASO NO EMBARQUE DE PASSAGEIROS DAS BARCAS CAUSA TUMULTO NO RIO, SEGUNDO G1


Durante 1h20, o tumulto tomou conta da sala de embarque das barcas rumo à Ilha do Governador, no fim da tarde desta terça-feira (19). Revoltados com os constantes atrasos da embarcação Lagoa, que não cumpre o percurso no tempo prometido de 55 minutos, centenas de passageiros se recusaram a seguir viagem até a Ilha do Cocotá, na Ilha do Governador.
De acordo com os usuários do transporte, a viagem do Centro ao Cocotá dura cerca de 70 minutos, quando é utilizada a barca Lagoa.

A confusão durou de 17h30 às 18h50, quando a CCR Barcas providenciou catamarãs que encurtaram a viagem dos manifestantes em pelo menos meia hora.
Às 19h50, uma hora depois de terminada a confusão, o passageiro Alécio Cabral lamentou não ter chegado a tempo dos protestos.

“Essa embarcação foi feita em 1952, promete chegar em 55 minutos e faz em 70 minutos. A essa hora praticamente acabaram os ônibus e tenho caminhado por 30 minutos para voltar para casa porque não tenho mais paciência para esperar o ônibus”,  contou o morador da Ilha do Governador, que chegou a criar uma página no Facebook para reunir cidadãos insatisfeitos com o transporte público.

Funcionária da CCR Barcas, Cláudia Costa, ponderou. “Barca tinha. Devagar, devagarinho a gente chega lá. Os passageiros que não quiseram embarcar. É sempre a mesma coisa”, disse.

Tumulto
A confusão só foi resolvida depois da chegada de seguranças particulares, da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Um deles, que não quis se identificar, apoiou a manifestação apesar de sua função ser combatê-la.

“Como sempre atrasa, tanto na ida, quanto na vinda, o povo tem mais é que reivindicar, mas de forma pacifica. Até tentaram algum conflito, mas a situação foi resolvida”, disse.
Alécio Cabral chegou a criar, no Facebook, uma página para protestar contra os atrasos (Foto: Gabriel Barreira/G1)Alécio Cabral chegou a criar uma página para protestar contra os atrasos (Foto: Gabriel Barreira/G1)



Problemas na linha
A CCR Barcas diz que o problema aconteceu na linha Praça XV - Cocotá. Porém, passageiros da linha Praça XV - Paquetá também foram afetados pela manifestação. As linhas Paquetá e Cocotá dividem um espaço comum na área de embarque.
De acordo com a concessionária, passageiros que iriam para Cocotá se recusaram a entrar na barca que partiria às 17h30. Eles ficaram no píer de acesso, aguardando nova embarcação, o que obstruiu parcialmente a área de embarque.

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/02/atraso-no-embarque-de-passageiros-das-barcas-causa-tumulto-no-rio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário