28/05/2010

COMPANHIA ESTADUAL DE TERMINAIS AQUAVIÁRIOS



Leitores,

Este Blog foi criado há pouco mais de um mês com o objetivo de:

*Reunir e divulgar informações sobre o tema Barcas S/A
*Reunir os usuários
*Estimular a discussão sobre o assunto
*Receber reclamações e denúncias
*Lutar pelos direitos dos usuários
*Sugerir e buscar soluções para os problemas enfrentados diariamente por milhares de pessoas.

Neste sentido vale levantar a seguinte discussão:

POR QUE O GOVERNO ESTADUAL NAO UTILIZA NO TRANSPORTE MARÍTIMO DE PASSAGEIROS, O MESMO MODELO UTILIZADO NO TRANSPORTE AÉREO?

Tudo bem que o transporte aéreo no Brasil não é dos melhores, mas temos que reconhecer que esta bem a frente do transporte marítimo de passageiros.

Mas qual o ponto a que se pretende chegar? Bom, aí vaí.

Poderia o Governo Estadual criar uma empresa pública, nos moldes da INFRAERO.

Seria uma Companhia Estadual de Terminais Aquaviários de Passageiros responsável por construir terminais (como os aeroportos) e gerenciá-los.

Uma vez construidos os terminais, seriam disponibilizadas as linhas (como já previsto hoje em dia: Nit x Praça XV, Praça XV x Barra, Praça XV x Sao Gonçalo...) para que várias empresas concorram entre si na mesma linha. Funcionaria exatamente como um aeroporto. Pelo modelo atual, apesar de já prever as linhas citadas, caso estivessem em atividade, funcionariam no mesmo modelo da linha Nit x Praça XV com cada companhia (que hoje só existe uma) possuindo sua própria estrutura de terminal.

Entendo que a existência de terminais construidos e mantidos pelo Estado poderia estimular a criação de empresas voltadas para esta área. Vejamos o exemplo aéreo dos últimos anos, foram criadas várias companhias como WEB JET, GOL, OCEN AIR... isso estimula o mercado, melhora o serviço e reduz o preço.

Não consigo entender qual a lógica no monopólio das Barcas S/A.

O Estado do RJ deveria estimular o transporte de passageiros pelo mar.  Por que não existem companhias fazendo o transportes de passageiros para a Barra?? Por que não existem companhias fazendo o transportes de passageiros para a  Região do Lagos ?? A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos estão aí... Seria um caminho para aliviar o trânsito.

Claro que trata-se apenas de uma idéia abstrata. Não foi observada a questão legal, a questão da viabilidade... mas fica aqui o tema para pensarmos!

USOBARCA

3 comentários:

  1. é a mesma lógica do monopólio implantado pela petrobrás no pré-sal, tendo investimento pesado não tem como ter problemas na ligação rio*niterói.

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  2. vale lembrar que infraero não tem concorrencia.

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  3. Que embarcação é esta?

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