Terminal refrigerado será construído sobre estrutura condenada pela Defesa Civil
POR Christina Nascimento
Rio - Dois meses após assumir o comando das barcas, o Grupo CCR anunciou, ontem, a ampliação da Estação da Praça Arariboia, em Niterói.
O novo espaço vai incluir a antiga estação da Aerobarcos do Brasil Transportes e Turismo (Transtur), cuja estrutura foi condenada, com recomendação de demolição, pela Defesa Civil Municipal.
A concessionária diz que técnicos de sua equipe fizeram minuciosa avaliação da construção e concluíram não ser preciso pôr o terminal abaixo, como havia concluído o relatório técnico divulgado com exclusividade pelo O DIA em 29 de abril.
Terminal ampliado terá duas salas de embarque com total cobertura por câmeras e refrigeradas | Foto: Reprodução
A previsão é que o novo espaço de passageiros fique pronto em 12 meses. Toda a área será fechada e refrigerada, com câmeras de monitoramento. Os comerciantes que atuam no local serão realocados.
Com a ampliação, a estação terá dois salões de embarque, duplicando a capacidade de absorver usuários, e 48 catracas. Hoje, são 14. Atualmente, o espaço suporta dois mil passageiros na área de embarque. Só para se ter ideia do problema, em horário de rush, seis mil pessoas procuram a estação. Por isso, muitas ficam do lado de fora do terminal.
“A área que será construída é mais do que o dobro do espaço que temos hoje. Com a reforma, mesmo quem ainda não estiver embarcando e quiser ficar num dos salões de espera, estará num lugar com ar-condicionado”, explicou Morais.
Integração de modais
Quinhentos metros à frente da Estação da Praça Arariboia, em Niterói, será construído terminal que vai agregar passageiros da Linha 3 do metrô, dos ônibus e das barcas.
Com isso, segundo o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, o passageiro sairá do coletivo ou do trem e entrará diretamente na estação.
Um dos catamarãs alugados de Hong Kong que vão operar na Linha Praça 15-Arariboia em dezembro | Foto: Reprodução
Serão mais 1.600 lugares por hora na linha Praça 15-Arariboia. “A ideia é que a gente coloque também algumas embarcações na linha Paquetá-Cocotá”, anunciou Márcio de Morais.
Relatório aponta risco até para realizar a inspeção
O relatório da Defesa Civil, feito em 2009, diz que o avançado estado de deterioração da estrutura — condição dos pilares — no terminal da Transtur de Arariboia não permitiu nem a inspeção de mergulho.
O documento também revela que a estação da Transtur na Praça 15 oferece risco “inaceitável”, pois o simples movimento da maré pode desencadear um processo de instabilidade na estrutura de consequências “imprevisíveis”.
Como o estado geral de conservação é altamente preocupante, a própria demolição, segundo os técnicos, envolve risco. Os espaços da Transtur foram transferidos pelo estado para a concessionária Barcas no início deste ano.
Em situação de risco e condenada está também a estação da Transtur da Ilha de Paquetá, de acordo com o documento. Os técnicos não recomendam que o espaço seja colocado em operação para passageiros e para uso de atracação de barcas.
Sobre o Terminal de Arariboia, em Niterói, a CCR Barcas disse que a inspeção feita recentemente foi realizada por profissionais que atuam na avaliação e estudo das estruturas da Ponte Rio-Niterói.
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