24/09/2012

BARCAS VÃO GANHAR ESTAÇÃO DUAS VEZES MAIOR EM NITERÓI, SEGUNDO O DIA.

Terminal refrigerado será construído sobre estrutura condenada pela Defesa Civil

POR Christina Nascimento

Rio -  Dois meses após assumir o comando das barcas, o Grupo CCR anunciou, ontem, a ampliação da Estação da Praça Arariboia, em Niterói.

O novo espaço vai incluir a antiga estação da Aerobarcos do Brasil Transportes e Turismo (Transtur), cuja estrutura foi condenada, com recomendação de demolição, pela Defesa Civil Municipal.

A concessionária  diz que técnicos de sua equipe fizeram minuciosa avaliação da construção e concluíram não ser preciso pôr o terminal abaixo, como havia concluído o relatório técnico divulgado com exclusividade pelo O DIA em 29 de abril.
Foto: Reprodução
Terminal ampliado terá duas salas de embarque com total cobertura por câmeras e refrigeradas | Foto: Reprodução
“É verdade. Tem um relatório da Defesa Civil com o Corpo de Bombeiros que faz considerações a respeito da infraestrutura. Desde a entrada da CCR no grupo, a primeira coisa que fizemos foi vistoria nesta área. Já detectamos alguns problemas, mas nenhuma necessidade de se fazer demolição. Precisamos fazer todo um trabalho de restauração e reforço dessa infraestrutura, para aí, sim, colocar em operação”, afirmou o presidente da concessionária CCR Barcas, Márcio Roberto de Morais. O novo relatório de vistoria, no entanto, até esta segunda-feira à noite não havia sido divulgado.

A previsão é que o novo espaço de passageiros fique pronto em 12 meses. Toda a área será fechada e refrigerada, com câmeras de monitoramento. Os comerciantes que atuam no local serão realocados.

Com a ampliação, a estação terá dois salões de embarque, duplicando a capacidade de absorver usuários, e 48 catracas. Hoje, são 14. Atualmente, o espaço suporta dois mil passageiros na área de embarque. Só para se ter ideia do problema, em horário de rush, seis mil pessoas procuram a estação. Por isso, muitas ficam do lado de fora do terminal.

“A área que será construída é mais do que o dobro do espaço que temos hoje. Com a reforma, mesmo quem ainda não estiver embarcando e quiser ficar num dos salões de espera, estará num lugar com ar-condicionado”, explicou Morais.

Integração de modais

Quinhentos metros à frente da Estação da Praça Arariboia, em Niterói, será construído terminal que vai agregar passageiros da Linha 3 do metrô, dos ônibus e das barcas.

Com isso, segundo o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, o passageiro sairá do coletivo ou do trem e entrará diretamente na estação.
Foto: Reprodução
Um dos catamarãs alugados de Hong Kong que vão operar na Linha Praça 15-Arariboia em dezembro | Foto: Reprodução
Outra melhoria para os passageiros já deverá ser sentida em dezembro, quando duas embarcações, vindas de Hong Kong e alugadas pela CCR Barcas, farão parte da frota.

Serão mais 1.600 lugares por hora na linha Praça 15-Arariboia. “A ideia é que a gente coloque também algumas embarcações na linha Paquetá-Cocotá”, anunciou Márcio de Morais.

Relatório aponta risco até para realizar a inspeção

O relatório da Defesa Civil, feito em 2009, diz que o avançado estado de deterioração da estrutura — condição dos pilares — no terminal da Transtur de Arariboia não permitiu nem a inspeção de mergulho.

O documento também revela que a estação da Transtur na Praça 15 oferece risco “inaceitável”, pois o simples movimento da maré pode desencadear um processo de instabilidade na estrutura de consequências “imprevisíveis”.

Como o estado geral de conservação é altamente preocupante, a própria demolição, segundo os técnicos, envolve risco. Os espaços da Transtur foram transferidos pelo estado para a concessionária Barcas no início deste ano.

Em situação de risco e condenada está também a estação da Transtur da Ilha de Paquetá, de acordo com o documento. Os técnicos não recomendam que o espaço seja colocado em operação para passageiros e para uso de atracação de barcas.

Sobre o Terminal de Arariboia, em Niterói, a CCR Barcas disse que a inspeção feita recentemente foi realizada por profissionais que atuam na avaliação e estudo das estruturas da Ponte Rio-Niterói.
Foto: Reprodução
Imagens de relatório de 2009 feito pela Defesa Civil mostram estrutura deteriorada no terminal da Transtur | Foto: Reprodução
(...)
 
Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/rio/barcas-v%C3%A3o-ganhar-esta%C3%A7%C3%A3o-duas-vezes-maior-em-niter%C3%B3i-1.490986
 

17/09/2012

BARCAS É OBRIGADA A IMPLEMENTAR SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM ESTAÇÃO, SEGUNDO JORNAL O DIA


 O Juízo da 1ª Vara Empresarial da Capital aceitou liminar do MP determinando que a concessionária CCR Barcas implante projeto de segurança contra incêndio e pânico na estação da Praça XV, no prazo de 60 dias, devidamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com a decisão judicial, em caso de descumprimento da ordem, a empresa está sujeita ao pagamento de multa diária de R$ 10 mil. A Justiça determinou ainda que a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp) realize inspeção no local em 30 dias.
A irregularidade foi constatada pela Diretoria Geral de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros (DGST). Em ofício encaminhado ao MPRJ no dia 22 de junho, o órgão informa ter aplicado auto de infração à concessionária por não cumprir a exigência de apresentar projeto de segurança contra incêndio e pânico.

Esse projeto foi exigido em notificação do Corpo de Bombeiros expedida em maio de 2009, acompanhada de laudo de exigências para as estações da Praça XV, Arariboia e Paquetá.

Em janeiro de 2011, a concessionária apresentou projeto elaborado pela empresa AGF Segurança Contra Incêndios Ltda para a estação de Arariboia. Para a estação Paquetá, foi emitido certificado de aprovação, também regularizando-se a situação. Já o projeto de segurança apresentado para a Estação da Praça XV acabou sendo negado pela DGST.

Segundo a ação, já se passou o prazo de pouco mais de três anos para que a concessionária se adequasse aos padrões de segurança estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros. Não é mais cabível nova prorrogação de ajustamento.

Em nota, a CCR Barcas esclareceu que a concessionária ainda não foi notificada oficialmente, mas está dando andamento ao projeto de adequação da Estação Praça XV, conforme notificação do Corpo de Bombeiros.

Ainda segundo o texto, as exigências do Corpo de Bombeiros relativas às estações Praça Arariboia e Paquetá já foram atendidas.
 
Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/rio/barcas-%C3%A9-obrigada-a-implementar-seguran%C3%A7a-contra-inc%C3%AAndio-em-esta%C3%A7%C3%A3o-1.488166